1950 - 2021
O Pastor Firmino Luiz da Silva chega em 1968. Foi ele quem iniciou o grande projeto de construção do templo central na Avenida Senador João Severiano da Câmara, onde comprou o terreno com a venda do primeiro prédio e passou a construir, um pequeno templo que se instalava na cidade e que não sairia mais de lá.
O Pastor Francisco Bezerra da Silva assume os trabalhos em Assú no ano de 1975. Três anos foi o tempo que ele passou na região do Vale e deu continuidade aos trabalhos, realizando os serviços da boa obra.
O Pastor Francisco Ribeiro da Silva, conhecido como pastor Chico Ribeiro ou pastor Ribeiro chega em 1978. Ele começou a construção da casa pastoral ao lado do templo, segundo o irmão Jorge Celestino, e deu continuidade com os serviços eclesiásticos na região.
O Pastor Manoel Barbosa de Souza deu continuidade aos trabalhos com muito empenho e vigor assumindo a direção dos trabalhos em 1981. Passou dois anos e encerra sua passagem na cidade de Assú no ano de 1983.
O Pastor Firmino Luiz da Silva retorna a Assú e reassume a direção da Assembleia de Deus. Passou mais três anos na cidade e encerrou sua passagem em 1986.
O Pastor Dijeso Gomes de França assume em 16 julho de 1986 onde começou a expansão dos trabalhos com a missão de espalhar o evangelho pela região do Vale abrindo os primeiros trabalhos na zona rural da cidade, como exemplo, nas comunidades de Olho D'Água e Linda Flor.
O Pastor Luiz Soares de Souza assumiu a direção do trabalho recebendo das mãos do pastor Dijeso no ano de 1993. Ele da continuidade aos trabalhos com a missão de expandir ainda mais a igreja do Senhor, começa a construir o primeiro templo de congregações de Assú, nos bairros do Frutilândia e Lagoa do Ferreiro de Dentro, mas não chegou a concluir, passando para o seu sucessor.
O Pastor Ivan Gonçalves de Oliveira tomou posse no ano de 1997 e passou a trabalhar com muita vontade, em favor do crescimento espiritual e expandindo ainda mais a pregação do evangelho junto com as famílias de Assú através do GFC - Grupo Familiar de Crescimento. Ele inaugurou em 1998 a primeira congregação da cidade, que começou sua construção na gestão anterior, no bairro Lagoa do Ferreiro de Dentro. Em seguida, concluiu também a congregação do Frutilândia. Além de começar uma grande reforma no Templo Central.
O Pastor Francisco Cícero de Miranda chegou em 2002 e foi o que passou o maior período na cidade de Assú de forma contínua. Além de inaugurar diversas congregações, concluiu a reforma do Templo Central, inaugurando no dia 26 de Novembro de 2005. Durante dez anos esteve a frente deste trabalho e passou para seu sucessor e seguiu para administrar a AD Mossoró.
O Pastor Alfredo Luiz de Melo chegou em 2012 para substituir o pastor Miranda e assumir as responsabilidades de todo o campo de Assú. Tem feito um excelente trabalho, implantando vários projetos para o crescimento da igreja do Senhor em Assú. Abrindo novas congregações e implantando novas tecnologias para alcançar lugares mais distantes.
História
História da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Assú/RN
A Assembleia de Deus chega em Assú
A Assembleia de Deus chegou à cidade de Assú no final da década de 40 através do auxiliar Felipe Joaquim Cavalcante, um viajante, vendedor de homeopatia e ouro, que por onde passava, começava a pregar o evangelho de Jesus Cristo, andava a pé por toda a região com seus produtos passando por Macau, Pendências, Alto do Rodrigues, chegando até a Patu, e em uma dessas viagens, vindo da região salineira para o vale da princesa, começou a pregar o evangelho para todos que passavam no horário de suas vendas. Após muitos dias ele decidiu fazer um culto na cidade de Assú, junto com sua esposa, a irmã Lusitana de Carvalho Costa.
O primeiro culto
O primeiro culto realizado na cidade foi em 12 de Dezembro de 1950, na Rua Adalberto Amorim, em uma casa de barro e um telhado de palha. Neste culto a irmã Maria Moreira aceitou a Jesus, se tornando uma das pioneiras na cidade. No entanto, a vida como cristão não era nada fácil. Segundo a irmã Maria Moreira, a perseguição era forte, as pessoas locais eram ignorantes e complicou muito a vida dos irmãos que se convertiam ao Senhor Jesus.
Ajuda missionária
O pastor da Assembleia de Deus em Mossoró, Pastor Francisco Taveira da Cunha, soube das dificuldades que os irmãos em Assú tinham para cultuar a Deus e passou a enviar um obreiro, de quinze em quinze dias para ajudar na obra junto ao esposo da irmã Maria Moreira. Durante alguns anos durou esse trabalho até que o primeiro pastor residente veio para Assú, já no final da década de 50.
Os pastores residentes
O Pastor José Apolônio da Silva foi o primeiro que pisou em terras açuenses e começou a pregar o evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo juntamente com os irmãos que se mantiveram firmes. As muitas dificuldades não o impediram de continuar o grande trabalho que iria gerar milhares de frutos na região do Vale. Em 1960, atendendo ao convite da AD de Natal (RN), renunciou a tudo no Rio de Janeiro, embora sua situação na CPAD e na igreja carioca fosse muito boa, e partiu para o Rio Grande do Norte. Vindo para Assú, a 214 km da capital, onde encontrou apenas quatro crentes. Em 16 de janeiro de 1961, foi ordenado pastor. Em 1962, foi convidado pelo pastor João Batista da Silva para servir diretamente na AD de Natal, com a tarefa de viajar por todo o Estado em visita às igrejas.
O Pastor José Juvêncio da Silva, mais conhecido como Pastor Zezé, assume a direção dos trabalhos com a saída do Pastor Apolônio em 1963. Até então, os cultos eram realizados na Rua Monsenhor Júlio, em uma casa alugada pelos irmãos. Logo em seguida o Pastor Zezé comprou um prédio na rua Pref. Manoel Montenegro com a ajuda do irmão José Lopes, foi inaugurado o primeiro templo da Assembleia de Deus.