O projeto JOVENS MISSIONÁRIOS da Assembleia de Deus em Assu, é um projeto que tem unido jovens de toda a cidade para evangelizar pelas ruas dizendo que só Jesus salva, que só Jesus é o caminho que leva ao céu. O evangelismo acontece, principalmente, aos sábados, onde são distribuído panfletos com mensagens bíblicas, louvores são entoados e a palavra de Deus é pregada. Mas este projeto não se resume a cultos de rua, e sim com uma ampla criatividade, os jovens realizam evangelizações criativas nos sinais, hospitais, escolas, etc...

Para conhecermos mais sobre o projeto, a secretaria geral da AD Assu convidou o jovem Hélio Souza para uma entrevista exclusiva, para nos falar mais sobre este projeto e quais são os objetivos e metas a serem alcançados.

Confira a entrevista completa:

O que é o JOVENS MISSIONÁRIOS?

O Jovens Missionários é um projeto desenvolvido com jovens compromissados, desejosos, participativos e responsáveis que tem um desejo no seu coração de fazerem a obra de Deus no que diz respeito à missão.

 

Como surgiu essa ideia?

Essa ideia surgiu no dia 03 de fevereiro de 2012, quando, na liderança da mocidade na congregação da Lagoa do Ferreiro de Dentro, foi desenvolvido um trabalho de evangelismo pessoal, que tinha como desafio pregar as quatro verdades que todos precisam saber, e neste período, quando houve algumas conversões, foi quando sentimos o desejo de expandirmos este projeto para toda a mocidade da AD Assu.

 

Como e quando saiu do papel?

O pastor presidente Alfredo Luiz de Melo já conhecia o projeto, mas a quantidade de jovens capazes e dispostos a enfrentar os desafios não eram suficientes, tendo em vista a necessidade de aguardar até formar o atual grupo de jovens que se dispuseram a trabalhar na seara do Senhor. E ai no dia 7 de Janeiro foi realizado o primeiro culto na praça e no domingo, dia 8 foi realizado a primeira reunião com a presença do pastor da igreja. Nas semanas seguintes, as visitas nos hospitais passaram a ocorrer, também aos sábados.

 

Qual o principal objetivo deste projeto?

O projeto visa fortificar o setor missionário da nossa igreja, ajudando a acender à chama missionária que arde no coração de cada jovem. Proclamar o evangelho em lugares onde a obra tem mais dificuldade. Além disso, visamos promover a integração da mocidade em busca de crescimento espiritual e a participação nas atividades da igreja, principalmente na evangelização.

 

Quais são as metas a serem alcançadas para atingir este objetivo?

O Jovens Missionários são responsáveis por desenvolver vários trabalhos de evangelização na cidade, cultos nas praças, visitas aos hospitais, evangelização nos bairros, são alguns dos exemplos dos possíveis trabalhos que visamos desenvolver, além de escola bíblica festiva, círculo de leitores e amigos da bíblica (CLAB), conferências missionárias anuais, entre outros.

 

Todos os participantes compreendem o objetivo e as metas?

Todos os participantes têm compreendido e participado com o intuito de alcançar as metas e o objetivo, pois os trabalhos estão sendo desenvolvidos de acordo com a disponibilidade dos integrantes do projeto.

 

Este projeto abrange tanto a zona urbana como a rural? Ou só em um dos dois e em qual?

O objetivo do projeto é abranger todo o campo eclesiástico da Assembleia de Deus em Assu, tanto na zona urbana como na rural, dando suporte aos bairros menos favorecidos.

 

É um projeto com tempo indeterminado? Ou tem prazo de conclusão?

Não tem prazo de conclusão, é até quando Jesus voltar.

 

Qual a opinião do pastor da igreja em Assu sobre este projeto?

Que o projeto era muito importante para nossa cidade, tendo em vista o desejo do pastor de envolver jovens na obra missionária, o que resultou em pouco tempo, no envio de um dos jovens missionários para uma escola missionária no país do Uruguai, visando fortalecer o aprendizado e a experiência na obra missionária.

 

Você considera o apoio da igreja satisfatório?

Sim, desde quando houve a apresentação formal, a igreja abraçou, incentivando jovens a participarem e a se dedicarem cada vez mais na obra do Senhor. A igreja tem contribuído mensalmente para a obra missionária com carnês de contribuição direcionadas a missão transcultural.

 

Pretende realizar algum evento de capacitação para os participantes do projeto?

Sim, precisamos desenvolver trabalhos de capacitação para os aspirantes a missionários, escolas missionárias são ótimas opções de treinamento para somar a formação de cada jovem. Aqui em Assu, mensalmente, em nossas reuniões, buscaremos obreiros aptos a ensinar e a aconselhar os jovens a desenvolverem um evangelismo eficaz, tendo uma temática de estudo como a teologia do evangelismo, mídia e comunicação, homilética, ferramentas de evangelismo, trabalho em equipe, vida devocional, caráter cristão, seitas e heresias, coração missionário, oficinas infantis e de teatro, dentre outros possíveis assuntos a serem abordados em nossas reuniões.

 

Qual a relação que o Jovens Missionários tem com a liderança do DEJADA?

O trabalho dos Jovens Missionários é desenvolvido pelo departamento de missões com o apoio dos lideres do DEJADA, tendo em vista, que os trabalhos são desenvolvidos por jovens. Então, precisamos e contamos com o aval e o apoio dos nossos lideres.

 

Para concluir, qual a sua avaliação sobre os resultados do projeto até o dia de hoje, e se você acha que o projeto vai interferir direto ou indiretamente no comportamento dos jovens da igreja, motivando os demais, ou não vai interferir, pois é apenas mais um trabalho.

Deus tem confirmado este projeto, salvando almas e alimentando cada vez mais a convicção de cada jovem a estarem ocupados na obra e firmados nos caminhos do Senhor. Temos, assim, um crescimento quantitativo e qualitativo dos nossos jovens que estão crescendo na graça e no conhecimento divino. Concluímos então, que este trabalho tem servido de aperfeiçoamento e uma forma de descobrirmos os talentos dos nossos jovens, treinando futuros missionários com o desejo de fazer a obra do Senhor ardendo a cada dia em seus corações. E impactando outros jovens que ainda não fazem parte do projeto ascendendo então à chama em outros corações, pois esse é um dos principais objetivos.

Cícero Hélio de Souza

(Vice dirigente da congregação Lagoa do Ferreiro de Dentro e líder do projeto Jovens Missionários)

Comentários

Em entrevista exclusiva, o jovem Hélio Souza nos conta como surgiu e quais são os principais objetivos desse projeto que levantará pessoas para a obra missionária.

O que é o JOVENS MISSIONÁRIOS?

21/02/2017 - 21:35